É viável trabalhar com coaching?

É viável trabalhar com coaching?

(Resposta minha à uma pergunta do Quora)

Oi, de maneira simples: SIM! É super viável trabalhar com coaching.

Mas não vou deixa-lo apenas com a resposta simples.

Para entender melhor minha resposta e ser mais honesto, vale a pena trocar “coaching” por quase qualquer outra profissão. Vamos imaginar aqui, por exemplo, que sua pergunta fosse: É viável trabalhar com programação? Ou com webdesign? Ou como chefe de cozinha? Ou como músico?

Vamos tomar esse último como exemplo.

Existem muitos músicos que são ricos vivendo apenas de música. Existem outros que não são ricos, mas vivem de música, seja tocando em bares, festas ou coisas do tipo, seja compondo ou até tocando na rua. E existe uma quantidade enorme de pessoas que têm o sonho de viver de música, mas nunca conseguirão e seguirão trabalhando em uma empresa, por exemplo, e tocando seu violão aos finais de semana, eventualmente até ganhando algum dinheiro vez ou outra.

E o que definirá se nosso amigo hipotético estará no grupo um, dois ou três do exemplo acima? Em minha opinião basicamente 3 variáveis:

  1. Competência no que faz. Obviamente um músico para ter sucesso precisa tocar bem. Senão fica difícil. O problema é que, assim como existem péssimos músicos por ai, também existem muitos péssimos coaches por ai.
  2. Competências de vendas. Sim meu caro. Se você quer ter sucesso como músico (ou coach) terá que aprender como vender o seu trabalho (e nisso eu posso te ajuda, me chame lá em Talentos para o Sucesso by Coach Rodrigo Ferreirahttp://www.talentosparaosucesso.com.br
  1. ). Existem muitos músicos (e coaches) ruins ficando ricos e muitos outros excelentes que mal conseguem pagar suas contas.
  2. Sorte! Tá, não quer chamar de sorte, vamos então usar o nome “variáveis ambientais”, olha que chique. É claro que o ambiente tem um peso considerável sobre seu sucesso. É fácil para alguns coaches de palco dizerem, por exemplo, que basta acreditar e se esforçar que você conseguirá. E até há um pouco de verdade nisso. Mas quando você fala isso para um pai de três filhos, desempregado, endividado, e faz ele acreditar que ser coach resolverá seus problemas, isso me soa mais a golpe.

Espero que tenha ficado clara minhas resposta. É viável viver de coaching, mas…

Abraços.

Deixe um comentário e eu prometo responder.